Estudando na Áustria I

Créditos: Stefan Gustafsson

O sistema de ensino superior aqui é bem diferente do que eu estava acostumada no Brasil. Apesar de eu só estar fazendo duas matérias, e na verdade só uma relacionada com a minha área, percebi isso já nas primeiras semanas. Para comecar, só tem uma aula por semana. Nessa aula, a matéria é dada bem superficialmente, e as vezes os próprios alunos que precisam explicar em forma de apresentacao para ganhar uma parte da nota. Eu já expliquei a minha parte. Por um lado foi bom, porque posso dizer que a matéria que apresentei eu realmente aprendi. Mas o resto preciso ver tudo sozinha, já que nem todas as apresentacoes foram muito esclarecedoras. Enfim, para essa única matéria, preciso reservar umas 5-6 horas por semana para me manter atualizada, além da aula. Ou seja, se a pessoa nao corre atrás, nao estuda o que é dado de material extra, nao dá conta de aprender tudo o que era pra ser visto nessa cadeira.

Meu aprendizado é visual. Para aprender, eu nao consigo apenas ler, mas sim escrever junto, fazendo resuminhos. Foi o jeito que percebi que funciona comigo, e recomendo que cada um (que ainda estude) procure o jeito que mais gosta de aprender, até realmente achar o seu – isso ajuda muito! Mas também gosto de assistir aulas. As vezes, as explicacoes de forma oral sao mais simples e fáceis de memorizar  do que as escritas (mas mesmo assistindo aula, preciso fazer resumo).

Depois de ler um artigo sobre o aprendizado a distancia, resolvi procurar se eu encontrava algo para tapar essa lacuna que estou sentindo aqui, da falta de explicacoes via oral. Acabei achando um site muito legal, que reuniu várias video-aulas de diversas matérias e diferentes universidades (tudo em ingles). Comecei entao a cursar uma matéria, que chama Water and Wastewater Treatment (tratamento de água potável e esgoto). Está sendo muito produtivo, e gostaria de compartilhar com voces o site, para quem mais se interessar por um curso online. Segue o site: cursos online.

Nesse site voces podem achar matérias de cursos de diversas engenharias, além de literatura, história, computacao, matemática, física, etc. Tem de tudo mesmo. Vale a pena dar uma olhada. Vai que voce encontra algo que sempre pensou em estudar, mas nunca teve a oportunidade? 😉

Beijocas!

Recommended Posts
Showing 6 comments
  • Ana

    Que dica ótima, Mari.

    Estamos aqui na torcida por você!

    Beijo. =]

  • Juliana

    Olá Mariana, sobre cursos a distância, recomendo o edX e o Coursera. Os cursos são acompanhados por professores e cursados por pessoas no mundo todo! E também, o MIT OpenCourseWare. Sou professora em CWB e achei legal suas observações sobre o seu processo de aprendizado. Encontrei seu blog pesquisando sobre Innsbruck. Que lugar lindo, né! No final do ano estarei por essa região. Obrigada por compartilhar sua experiência. Felicidades!

  • Mari

    Olá, Juliana! Obrigada você pelas dicas de cursos online! Adorei!
    Que legal que vais visitar Innsbruck no fim do ano. Espero que goste! Se precisar de dicas como hotel e passeios, me manda um email! Eu normalmente nao falo sobre isso porque existem muitos sites desse tipo, mas posso ajudar se precisares!! 🙂
    Beijos

  • Mari

    Obrigada, Ana!
    Beijocas!

  • Maria

    Oi Juliana, eu fiquei com uma dúvida com relação aos seus estudos, como foi o seu processo de equivalência? Você traduziu a documentação no Brasil, passou pelo Itamaraty e como foi aí na Austria? Quais foram as etapas dessa processo?

  • Simone Elisa Michaelsen

    Olá querida… Pensamos em ir morar na Áustria…Meu marido é austríaco e tem concurso por lá (agora licenciado,morando comigo no Brasil) e eu brasileira, com formação em Filosofia/licenciatura…experiência com política (sou vereadora) e temos uma pousada na serra gaúcha. Me pergunto sempre: o que eu poderia fazer lá? e se aguento o inverno. Depois de casados fomos 2 vezes á passeio para Austria e sempre muito bom, com muitos amigos e família dele.Mas me falta coragem de largar tudo e tentar. Se você tiver alguma dica pra mim…te agradeço muito… Bjs.

Leave a Comment