Final de semana mais que agitado!

Para compensar o último final de semana que passei de cama e doente, esse final de semana foi uma loucura. Vou dividi-lo em partes.

Parte 1: A Feijoada

Semana passada, uma amiga brasileira que mora aqui há muitos anos me ligou perguntando se eu poderia fazer um favor para ela e além disso ganhar uma grana. Como esse mês estamos com bastante despesas a vista (voces vao saber melhor sobre isso nas próximas semanas), pensei que uma graninha extra seria uma boa! Essa minha amiga cozinha para eventos, e nesse final de semana teria um evento de capoeira na cidade, e pediram para ela preparar uma feijoada para cerca de 80 pessoas. Ela estava para receber visitas, e por isso nao estaria disponível, portanto resolveu passar a proposta pra frente. Eu nunca tinha cozinhado para tanta gente, e também nao sou uma perita em feijoada, mas ela me disse que me ajudaria com dicas e lista de compra – já que ela é expert nisso. Conversei com o marido pra ver se ele poderia me ajudar nessa louca aventura, e ele topou (gente, meu marido é um amor de pessoa, parceiro pra tudo e pra todas as horas!).
Sexta-feira a tarde nos encontramos (eu, marido e amiga) para fazer a lista de compras e planejar os detalhes – como o tempo que leva pra cozinhar, e tals. Depois disso, fomos fazer as compritchas e bora pra casa colocar o feijao de molho.

Mas como nao é só de trabalho que a gente vive, sexta a noite fomos num restaurante grego com as amigas brasileiras e seus respectivos parceiros austríacos para uma jantinha e jogar conversa fora. Foi uma delícia!

Sábado de manha comecou a segunda parte do PF – Projeto Feijoada. 😉
O marido estava mais animado, e logo que acordou já comecou a preparar tudo, cortar as carnes e acrescentar os ingredientes no panelao. Para ficar registrado, vou escrever as quantidades que usamos (detalhe: essa quantidade daria para no mínimo 90 porcoes)

  • 5 Kg de feijao preto
  • 5Kg de arroz
  • 8 Kg de carne (compramos diversos tipos: linguicinha, carne de porco, costelinha, carne de gado, bacon, etc.)
  • 2 Kg de cebola
  • Alho
  • 3-4 Kg de farofa
  • 2 cabecas de Repolho (porque nao achamos couve, mas poderíamos ter comprado mais)
  • 4 macos de Acelga (porque nao achamos couve, mas poderíamos ter comprado mais)
  • 20-30 Laranjas
  • Temperos em geral (sal, pimenta, salsinha, cebolinha, etc)

A janta só comecaria a ser servida as 21:30, e as 17:00 fomos ao local onde seria o evento. O local era um pouco estranho. Era um clube onde eles fazem festas mais alternativas, digamos assim, e no dia anterior tinha acontecido um show de punk. Pois é, entao podem imaginar o cheirinho do lugar (que nao tem muitas janelas). A cozinha era bem pequena, mas como tínhamos tempo, deu tudo certo. A feijoada já tinha cozinhado por umas 4 horas lá em casa, e no local só preparamos as saladas, o arroz e a farofa. As 20:30 já estavamos com tudo pronto, só esperando o arroz terminar de cozinhar.
Quando as pessoas comecaram a chegar, fomos servindo os pratos. Ah, esqueci de comentar que também fizemos uma versao vegetariana. Infelizmente, várias pessoas do evento desistiram de ir na janta, já que estavam cansados depois de passarem o dia todo jogando capoeira. Entao ao invés de servir 80 pessoas, acabamos servindo apenas 50. Por esse motivo o lucro acabou sendo menor que o esperado, mas foi bem divertido (apesar de cansativo), a comida ficou uma delícia, e agora temos mais uma experiência para colocar no currículo… 😉

 

wpid-img_20140524_211805.jpg

wpid-img_20140524_211341.jpg

wpid-img_20140524_211352.jpg

wpid-img_20140523_180754.jpg

Parte 2: O Batizado

Uma das minhas amigas brasileiras aqui teve bebê há dois meses, e no domingo foi o batizado da pequena brasileirinha/tirolezinha. A missa foi marcada para as 11:45am, e foi numa igrejinha muito linda em uma Dorf aqui perto de Innsbruck. Depois da missa, fomos convidados para um churrasco e café da tarde. A baby estava uma princesinha (com um lindo vestido de batizado) e se comportou como um anjo, a comida estava uma delícia e o dia estava lindo com sol e um calorzinho agradável.

wpid-img_20140525_122848.jpg

wpid-img_20140525_122855.jpg

Parte 3: O Coral

Outra amiga brasileira havia me convidado há mais de um mês para o concerto do coral onde o filho dela canta, que seria no Congress de Innsbruck no domingo a noite. Eu já tinha visto o coral cantando outra vez, mas tinha sido só uma apresentacao de uma parte do grupo, e dessa vez seria o grupo inteiro. O grupo chama-se Wiltener Sängerknaben (Coral dos Meninos Cantores de Wilten – traducao livre), e foi fundado no século 13, sendo um dos mais antigos corais do mundo. O grupo tem cerca de 150 meninos, que comecam a participar com cerca de 6 anos de idade, e evoluem dentro do coral, mudando de nível de acordo com a evolucao de suas vozes. Nao tem idade máxima, mas só criancas podem entrar.
Essa apresentacao de domingo era um evento beneficiente, e a a razao desse evento tem uma história bem bonita. Um dos cantores do grupo foi fazer um ano de trabalho voluntário dando aula em uma escola no Quênia, na cidade de Ugari. Entristecido com a situacao precária que as criancas de lá tinham, ele resolveu ajudar. Ao voltar para a Áustria, contou para o pessoal do coral a respeito das condicoes da escola onde trabalhou. O grupo resolveu entao fundar uma instituicao de caridade, chamada Kinder für Kinder, e arrecadar dinheiro para ajudar a melhorar essa escola, dando melhores condicoes para essas criancas quenianas. Com eventos beneficientes e doacoes, eles conseguiram melhorar a escola, onde 400 criancas estudam e cerca de 200 delas moram (por morarem muito longe da escola, para evitar caminhadas de horas, a escola oferece moradia para as criancas que precisam). O que faltava na escola agora era acesso a água potavel, e o evento era para arrecadar dinheiro para construirem um poco e tubulacoes de distribuicao de água dentro da escola. Com o evento, conseguiram arrecadar dinheiro suficiente para tudo isso. O diretor da escola estava presente, e fez um discurso depois da apresentacao do coral, e foi muito emocionante. Em homenagem ao jovem que comecou tudo isso, a escola leva seu nome.
O evento foi muito lindo, o coral faz a gente se arrepiar e chorar várias vezes durante a apresentacao. Criancas muito talentosas, com uma voz inacreditável, cantando das mais diversas músicas: desde músicas folclóricas do Tirol até ópera e música pop. Apesar de ter durado mais de 2 horas, e eu estar super cansada do final de semana corrido que tive, valeu a pena cada segundo. Foi lindo! Para quem tem interesse em ver algumas músicas dos meninos cantores, fica aqui o link do YouTube com alguns vídeos: Meninos Cantores. O site oficial do grupo é: http://www.saengerknaben.com/en/

wpid-img_20140525_191406.jpg

wpid-img_20140525_212006.jpg

Cheguei em casa perto das 22:00 no domingo, falei com a mana e com a mae no telefone, e com a prima no “whats”, e fui dormir. E foi assim que terminou meu final de semana.

Beijocas!

Recommended Posts
Showing 7 comments
  • Gabi Medeiros

    Amiga!! Vc e muito empenhada e empolgada!!
    Seu find deve ter sido uma delícia.

    Beijos

  • Elisane Cordeiro

    Mari, que legal você cozinhando para muitas pessoas, maravilhoso né?!
    Boa semana

    bjos

  • Mariana

    Amigaaaaa sua doidinha, tenho certeza que a comida ficou maravilhosa!!!

    saudadesss!!!

    beijos

  • Mari

    oi amiga! foi uma delícia mesmo! 😉 saudades de voce!!!

  • Mari

    Oi Elisane!! Foi muito legal a experiência de cozinhar pra bastante gente… mas dá trabalho!!! hehe. Beijocas! Saudades!

  • Mari

    Oi Mah! A comida ficou ótima! Sabes que cozinho bem né?? 😉 hehehhe. Beijos amiga! Saudades!

  • The core of your writing whilst sounding agreeable in the beginning, did not really sit properly with me personally after some time. Someplace within the paragraphs you managed to make me a believer unfortunately just for a very short while. I however have got a problem with your leaps in logic and you would do well to fill in those breaks. In the event that you can accomplish that, I would undoubtedly be fascinated.
    Nike Air Jordan 13 Gris Orange 2015 Homme http://www.nikefreerunfranceenligne.fr/nike-air-jordan-13-gris-orange-2015-homme-p-3664.html

Leave a Comment