Rotina de estudante

unilog4c

 

Como já escrevi aqui, há dois meses comecei meu doutorado. Assim que comecei, já sabia das dificuldades que eu encontraria pela frente por nao ter feito mestrado e nao ter trabalhado com pesquisa antes. Meu doutorado é na área de recursos hídricos, e apesar de nao ter nenhuma especializacao nisso, já trabalhei e tenho experiencia nessa área. Algumas pessoas andaram me perguntando como é a minha rotina de doutoranda, entao resolvi explicar aqui.

Como eu tenho a bolsa do Ciencia sem Fronteiras, eu devo dedicacao exclusiva aos estudos. Tenho uma mesa numa sala do departamento de Tecnologia Ambiental da Universidade de Innsbruck, onde passo a maior parte do meu tempo durante a semana. O que tenho feito agora no comeco é pesquisar e coletar material, aprender softwares que vou utilizar para os futuros projetos, rever e aprender novos assuntos pertinentes a minha área de pesquisa e ir para as aulas das matérias que faco.

Só faco duas matérias, uma é Ensino Interdisciplinar (mas na verdade parece filosofia – desculpa aí galera da área, mas sabe como é… nós das exatas nao nos damos muito bem com esse tipo de disciplina 😉 ) e a outra é Qualidade da Água Urbana. Essa segunda é com o professor do departamento onde trabalho e toma bastante do meu tempo, pois sempre temos exercícios para praticar o que foi visto em aula. Mas, basicamente, o que faco é ler, ler e ler. Em alemao, ingles ou portugues. Apesar de meu alemao já estar em um nível que eu considero bom, ainda tenho dificuldades para ler em alemao e me concentrar em textos mais complexos. Entao quando existe a opcao, prefiro ler em ingles. As matérias sao em alemao, entao no caso dos exercícios e materiais de estudo, nao tem outro jeito.

Existe muita crítica de pessoas que sempre trabalharam na área de pesquisa contra pessoas que, assim como eu, nunca tiveram a oportunidade de faze-lo e comecam um doutorado. Eu realmente nao tinha pensado em entrar na área de pesquisa na época da faculdade. Mas logo no meu primeiro estágio já trabalhei com drenagem urbana, pois era o que eu gostava. As dificuldades estao aparecendo, e com certeza nao vai ser fácil. Mas nada é impossível, e eu sei que me esforcando vai dar tudo certo.

Resumo da ópera: estou muito feliz e muito satisfeita com a área que escolhi para pesquisa e todos os dias aprendo algo diferente. Quer coisa melhor que ser paga para estudar? 🙂

Em próximos posts vou falar mais sobre a minha área de pesquisa.

Beijocas!

 

Recommended Posts
Showing 2 comments
  • Raquel

    Nossa, considere-se uma vencedora por fazer um doutorado na língua alemã! Do meu mestrado, em português, eu quase não consigo me livrar. hahaha
    Com força e dedicação você vai longe! 😉

  • Mari

    Obrigada, Raquel! Forca aí no seu mestrado! 😀

Leave a Comment