A Copa do Mundo é nossa

Vamos falar do assunto do momento: a Copa do Mundo.
Os austríacos, apesar de nao serem muito bons na coisa (espero que eles nao me oucam… hehe), gostam muito de futebol. Aqui também tem campeonatos estaduais e nacionais, e a galera curte bastante assistir aos jogos e até ir aos estádios. O time de Innsbruck chama-se FC Wacker, e tem bastante torcedores aqui na cidade. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo, os austríacos ficaram bem chateados quando nao conseguiram se classificar, e a desculpa que dao para isso é que tiveram a Alemanha no seu grupo. Fazer o que, nao estao dentro, mas estao aproveitando essa época de copa mesmo assim.

Dá pra perceber que a copa é voltada para o público europeu assistir. Os horários dos jogos aqui sao perfeitos, comecando sempre depois do término do expediente (18:00). Além disso, aqui agora é verao. Aqui em Innsbruck, assim como na Europa toda (pelo que vi na TV) tem o que chamam de Public Viewing. No nosso caso, o Public Viewing é instalado no Marktplatz (que é um pátio no centro da cidade onde eles sempre fazem as feirinhas e alguns eventos). O pátio é fechado com uma cerca e a entrada é limitada a um certo número de pessoas, para nao ter superlotacao. E realmente lota, principalmente quando tem jogo da Alemanha. Existem muitos imigrantes estrangeiros aqui em Innsbruck, e eles (assim como eu) vêm de todos os cantos do mundo. *Uma curiosidade: o maior grupo de estrangeiros na Áustria é o de alemaes, em segundo lugar vêm os sérvios e terceiro os turcos.* Por esse motivo, os jogos no Public Viewing sao muito animados, já que sempre existe um grupo de algum dos países que está jogando.

Desde que cheguei aqui, sempre procurei manter contato com os brasileiros que conheci. No comeco conheci muito poucos (ou melhor, poucas, porque só conhecia mulheres), mas de repente o grupo aumentou e agora somos vários. E assim como muitos outros brasileiros, gostamos de assistir futebol. Sei que também tem muito brasileiro que nao gosta e odeia quando falam isso, mas nessa época de copa a maioria parece gostar – e nao vejo nenhum pecado nisso. Convenhamos que até alguns que nao gostam de futebol acabam entrando no clima e querendo se reunir com a galera. Como estrangeira, devo admitir uma coisa: a Copa do mundo deixa a gente mais patriota. Por mais que muitos dos que moram aqui nao queiram voltar a morar no seu país de origem, todos vestem as camisas de suas selecoes, torcem muito e se emocionam com os jogos. Nao só os brasileiros sentem isso, mas todos os outros estrangeiros também.

Voltando aos jogos, nao só o Public Viewing que mostra os jogos, mas vários outros bares e restaurantes também. Além das festinhas particulares para assistir aos jogos só no próprio grupo.
Assistimos vários jogos no Marktplatz (a nossa vantagem é que moramos bem pertinho do centro e dá pra ir a pé), mas até agora só um dos jogos Brasil. Os outros acabamos assistimos na casa de alguém com o grupo de brasileiros, normalmente com um churrasquinho para entrar no clima de Brasil. Tem sido muito divertido, mas muito cansativo também. O marido gosta muito de ver futebol, e acho que assistiu uns 80% dos jogos (sem brincadeira!!). Eu acabo acompanhando ele e assisntindo junto. Isso implica em ir dormir tarde grande parte das noites desde que a copa comecou. Mas tudo bem, é uma vez a cada 4 anos, e quem gosta tem mesmo é que aproveitar. E nós estamos aproveitando.

PS. Sei que esse é um tema bem polêmico, e por isso eu nao quis entrar em detalhes dos problemas do Brasil e de toda a sujeira por trás da copa. O intuito desse post é apenas mostrar como está sendo a copa para nós aqui em Innsbruck.

Recommended Posts

Leave a Comment