Passeando pela Suíça – Berna e Luzerna

Depois de Visitar Zurique, fomos para Berna. Eu tinha visto algumas fotos de Berna na internet antes de sair de Innsbruck e tinha lido que era uma cidade bonita e que valia a pena conhecer. Chegamos lá com muita chuva e resolvemos não fazer nada, a não ser compras no mercado suíço. Taí uma coisa que eu adoro fazer: compras no mercado local. Sempre tem coisas diferentes, comidas locais e até versões diferentes das comidas que já conhecemos. Por exemplo, até a coca-cola lá na Suíça era diferente. Eles têm vários tipos de coca, como coca-cola sem cafeína e coca-cola life (é a versão normal, mas com menos açúcar e com garrafa descartável). Chega da coca-cola, vamos falar do queijo. Ahhh, o queijo… compramos uns queijinhos já picadinhos de aperitivo, uns pãezinhos frescos, uns doces da padaria, além de váááárias barras de chocolate. Em nossa defesa, no domingo era Páscoa, então pode. 😉

Rosengarden - Berna

Agora chega de falar de comilanças, vamos a Berna. No Domingo amanheceu um dia liiiindo de sol e calor só sol mesmo, porque tava bem frio. Como já falei no outro post, tendo um free tour, nós fazemos. E lá tinha. Nos encontramos com o guia no ponto de encontro que ele combinou pelo site. E, gente, que ótimo ponto de encontro para começar um passeio pela cidade! O Rosengarten é um parque no alto de um morro que tem vista pra cidade toda! Lindo demais!!

Relógios Suíços

O centro histórico da cidade de Bern foi construído em uma curva do rio Aaren. Assim, os muros da cidade (para proteger a cidade na antiguidade) era só na parte aberta, facilitando o controle da entrada e protegendo os moradores. Além disso, as ruas do centro histórico têm calçadas cobertas, onde é possível fazer compras sem se molhar. São quase 7km de calçadas cobertas! Além do charme suíço, com seus trilhos de bondinho por toda a parte e relógios gigantes em prédios.

Calçadas cobertas de Berna

Bern tem um mini parque com ursos, que é uma das principais atrações turísticas da cidade. A família de ursos (pai, mãe e filha) já acordaram da hibernação e estavam lá, pra alegria dos turistas. Além disso, Bern também tem todas aquelas coisas que cidades têm: igrejas, museus, praças, pontes, parques… Mas a cidade toda é tão bonitinha que me encantou muito. O tour durou quase 3 horas e passeamos praticamente pela cidade toda.

Urso e outros - Berna

O que mais me deixou curiosa das coisas que o guia contou, foi que no verão os bernenses se jogam de boia (tipo câmara de ar) num lado do rio e atravessam a cidade e saem do outro lado. Deve ser muito divertido! Eu fiquei com vontade de voltar pra lá no verão só pra fazer isso…

Depois de Berna, fomos pra Luzerna. Eu tinha ouvido falar que Luzerna é a cidade mais bonita da Suíça. Realmente, é uma cidade linda! Mas como eu falei antes, o dia estava super frio! Quando chegamos lá, tava um vento congelante que nos impediu de apreciar a paisagem direito. Demos uma voltinha na região do lago, mas acabamos desistindo e fomos fazer mais umas comprinhas e depois fomos embora.

Passeio por Luzerna

Na volta, Thomas estava cansado e pediu pra eu dirigir. Saindo de Luzerna passamos por umas estradinhas de interior por mais de meia hora pra chegar na Autobahn (vulga BR). Foi uma das partes mais lindas da viagem! Era até perigoso de dirigir por lá, porque o caminho era tãããão lindo que era difícil prestar atenção na estrada. Hehehe. Era bem o que eu tinha em mente da Suíca. Aquelas casinhas com telhadinhos íngremes, aquela grama verdinha e os alpes no fundo, ainda com neve. Que coisa mais linda! (Sim, eu moro nos alpes também e vejo uma paísagem bem parecida com essa todos os dias, mas lá era diferente, sei lá… acho que a grama era mais verde – a grama do vizinho sempre é mais verde, né?)

E assim foi a viagem à Suíça...

Resumo da viagem: O clima é um fator muito importante numa viagem turística, e levamos azar (na verdade, sabíamos que ia estar ruim, mas resolvemos arriscar mesmo assim). Além disso, a Suíça é um país caríssimo, então é preciso preparar os bolsos. Mas vale muito a pena, pois é lindo!

Recommended Posts

Leave a Comment