Passeando pela Suíça – Zurique

O feriado de Páscoa na Áustria é na Segunda-feira, e não na Sexta-feira Santa. Sendo um final de semana prolongado, resolvemos que iríamos aproveitar para passear. A previsão do tempo na Quinta-feira era que sexta ia dar sol e sábado ia chover o dia todo. Domingo estava instável, mas talvez sem chuva. Isso abalou nossa decisão um pouco, e chegamos a considerar ficar em casa mesmo porque fazer turismo com chuva não é tão legal assim. Mas pensando melhor, ficar o feriadão em casa com chuva também não era o melhor plano de todos. Então na sexta de manhã fizemos as malas e partimos depois de trabalhar até o meio-dia (como a maioria faz na Sexta-feira Santa por aqui) rumo a Suíça.

Estrada passando por St. Anton

Apesar de ser tão pertinho (até a fronteira leva menos de 2 horas de carro), eu nunca tinha ido para a Suíça ainda nesses meus quase 5 anos morando no Tirol. Resolvemos ir primeiro para Zurique, e depois o roteiro ainda está indefinido. O caminho até Zurique foi lindo! Para evitar passar pelo túnel de quase 14 km e que custa 9,- Euros, resolvemos fazer o caminho alternativo e passar pela montanha. Melhor ideia EVER! A estrada é sem dúvidas uma das (se não A MAIS) lindas por onde já passei! *Fica a dica, se for de Innsbruck para Zurique ou Vorarlberg, faça isso!*

Lago de Zurique

A Sexta-feira, como previsto, foi de sol e tempo estável. Chegamos em Zurique no final da tarde, fizemos o check in no hotel (hotel Neufeld) e logo fomos passear pela cidade. Andamos do hotel até o lago, passando pelo centro. Depois do lago para o centro histórico. Infelizmente, o tempo começou a fechar de noitinha e começou a chuviscar. Mas foi legal passear ao anoitecer, gosto de ver a cidade de outros ângulos. Resolvemos ir jantar num restaurante que era no caminho para o hotel, que foi uma ótima escolha. O restaurante era de comida italiana, mas não era como um restaurante normal como conhecemos. Digamos que era uma mistura de all you can eat Running Sushi e Tapas. Os cozinheiros preparavam pequenas porções de diferentes pratos italianos (pasta, bruschetta, saladas, tortinhas e até sobremesas) e os pratos ficavam rodando numa esteira. Foi uma delícia!

Eu já tinha ouvido falar, e pude confirmar com meu próprio bolso meus próprios olhos: a Suíça é um país caro. Uma cerveja no bar custa no mínimo 8,- Euros, e um chocolate quente na confeitaria custa 7,- Euros… Até no mercado tudo é caro. Sem falar no preço dos hotéis. Mas deixa pra lá, quem quer viajar tem que estar disposto a pagar o preço, né. Senão é melhor ficar em casa mesmo. Viemos preparados para o assalto, fazer o que.

Hoje de manhã, apesar da chuva incessante, fomos fazer o que sempre fazemos nas cidades que visitamos: walking free tour. E, apesar de toda chuva, ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que também foram fazer o tour. Nossa guia era bem querida mas falava com muito sotaque e não entendi tudo que ela falava. Outra coisa daqui, o alemão… Gente, eu pensava que o dialeto tirolês era difícil… agora eu vi o que é difícil, e é esse alemão-suíço! Eu quase não entendo o que eles falam! Isso me lembra muito quando cheguei na Áustria e estava aprendendo alemão. É a mesma sensação, ouvir uma língua muito bizarra e só reconhecer algumas poucas palavras.

Centro Histórico de Zurique

Durante o tour passamos por alguns pontos turísticos da cidade como as igrejas e praças. Além disso, aprendemos algumas curiosidades sobre Zurique e a Suíça. Sabiam que a Suíça na verdade não tem uma capital? A capital não é Zurique (maior cidade do país, com 377.000 hab.), como muitos pensam, e nem Berna (quarta maior cidade do país, com 139.000 hab.), como dizem ser. Na verdade, Berna é a cidade onde está o Parlamento e os representantes do governo, e por isso dizem que é a capital. Mas na verdade a Suíça, para os suíços, não tem capital.

Outras impressões

Apesar do dia chuvoso, gostei do nosso passeio e curti conhecer Zurique. Próximos posts serão sobre nossos outros destinos aqui na Suíça (sim, post fresquinho saindo daqui mesmo… Já que a chuva não colabora com o ânimo para sair na rua).

Recommended Posts
Comments
  • Carol

    LINDOSSSSS arrasando em Zurique

Leave a Comment