Gauder Fest

No último final de semana fomos numa festa tradicional no famoso vale Zillertal. A Gauder Fest é a maior festa desse tipo aqui na região nessa época do ano e rola sempre no primeiro final de semana de maio. Fomos no sábado no final da tarde para aproveitar e jantar comida de festa (adorooo!) e beber cerveja boa, escutando música tradicional tirolesa. Mas falando da comida, já é bom comer comida de festa né? Eu amo. Mesmo no Brasil eu já era fã. A melhor parte é a praticidade de não precisar cozinhar nem lavar a louça… Hahaha.

A cerveja mais vendida na festa tem teor alcoólico de 7,8%, então é bem normal ver pessoas meio alteradas pela festa. Eu cheguei a experimentar, mas achei muito forte. Já para comer tinha bastante variedade, e a principal especialidade era o pastel recheado de batata e queijo cinzento (Graukäse). Pois é, pra quem diz que não tem pastel por aqui, tem sim… Apesar da massa ser um pouco diferente (e, para o desespero dos brasileiros e brasileiras, não ser encontrada em supermercados), é possível encontrar pastel por aqui. Mas como tudo que é bom, tem seu contraponto: o único sabor encontrado é esse de batata e queijo (que é uma delícia, sim, mas um pastelzinho de carne, de frango catupiry ou de bacon com queijo, milho e tomate seco também seria ótimo). Além disso, também não é em qualquer lugar que dá pra encontrar essa especiaria da culinária tirolesa, só em alguns restaurantes ou festas desse tipo mesmo. Ah, e em alemão se chama Zillertaler Krapfen.

No domingo fomos assistir ao desfile da festa. Eram mais de 2.000 pessoas desfilando, além de cavalos, pôneis e bois, desfilaram com seus trajes típicos das diferentes regiões do Tirol ou de outras cidades/vilarejos. Alguns grupos também tinham suas fanfarras (lá em Campo Alegre a gente chamava de fanfarra, mas pra quem não é de lá, podemos chamar de banda marcial). Curti assistir ao desfile, mas o que me deixou meio de cara foi ter que pagar 10 Euros para poder entrar na área onde o desfile aconteceu. Nunca antes eu paguei para ver um desfile de festa… Mas lugar turístico é assim mesmo. Apesar disso, vale a pena. Os trajes eram muito bonitos e a organição do evento foi ótima.

Seguem fotos do evento (clicando nas fotos, elas aparecerão ampliadas).

Recommended Posts

Leave a Comment