Passeio pelo estado de Salzburg

Maio é o primeiro mês do ano quando realmente começamos a sentir algum calorzinho por aqui. Abril pode até dar alguns dias de calor, mas são poucos. Por isso maio é um mês muito esperado. E também é um mês cheio de feriados. Na última quinta-feira foi feriado de Christ Himmelfahrt (ascensão de Jesus) e como a previsão do tempo era de sol e calorzinho, resolvemos viajar e tentar “aproveitar a gravidez”.

O destino escolhido foi o interior do estado de Salzburg. A Áustria tem muitos lugares bonitos para se visitar, mas normalmente ficamos só pelo Tirol mesmo ou então viajamos para outro país. Então resolvemos checar os atrativos turísticos do estado de Salzburg, que fica aqui do ladinho. A primeira parada foi na cachoeira de Krimml (Krimmler Wasserfälle). Com altura total de 380m, é a maior cachoeira da Áustria. Ela fica dentro do parque nacional Hoch Tauern e fica bem perto da fronteira com Zillertal, passando pelo Gerlospass.

O passeio é bem gostoso. A subida é tranquila (até grávidas dão conta) e a vista da cachoeira é bem bonita. Não chegamos a subir até o topo porque começamos a caminhada meio tarde, mas mesmo só na subida até a primeira Jausenstation (parada para lanche) já dá pra ter uma vista legal da cachoeira.

Krimmler Wasserfälle

O próximo destino foi a cidade de Zell am See. Pra quem gosta de ser turista pacato em cidadezinhas pequenas mas muito fofas, é um destino perfeito! O centrinho da cidade é bem pequeno, mas a principal atração é o lago, que é rodeado pelas montanhas (nessa época ainda com neve). A vista é linda! Eu e Thomas fizemos um passeio de barquinho elétrico pelo lago (o aluguel do barco custa 13 euros para meia hora) e foi muito relaxante. Também demos uma voltinha no centro e tomamos um sorvetinho. Literalmente é um lugar para fica bem de boa na lagoa. 😀

Zell am See

Depois de Zell am See fomos para Werfen. Werfen tem duas atrações principais: o castelo medieval (Festung Hohenwerfen) e a caverna de gelo (Eisriesenwelt). O castelo parece ser muito legal para visitar, mas como não tínhamos tanto tempo e pareceu mais interessante para crianças (porque tem bastante atrações e interatividade) nós resolvemos não entrar. Na verdade, fomos para Werfen mesmo para ver essa caverna de gelo.

Festung Hohenwerfen

Para visitar essa caverna, também é preciso de um pouquinho de preparação física (nada muito extraordinário, pois eu dei conta). Primeiro são 20 minutos de caminhada até o bondinho que leva até o alto da montanha, depois mais 20 minutos até a entrada da caverna, e dentro da caverna são mais uns 700 degraus para subir (e o mesmo para descer). A vista lá do alto é maravilhosa. A caverna em si também é muito legal. O gelo, com a ajuda da umidade e do vento que entra na caverna, forma estátuas, paredões e túneis. Infelizmente não é possível tirar foto dentro da caverna. Mas vale a pena a visita.

Eisriesenwelt

Por último, visitamos a cidade de Hallstatt (que já não fica mais em Salzburg, mas em Oberösterreich). Essa cidade é a segunda mais visitada da Áustria, perdendo apenas para Viena. Assim como Zell am See, Hallstatt também fica às margens de um lago, com vista para as montanhas. Mas a diferença é que a cidade é bem mais íngreme e as casinhas são bem mais grudadinhas e tudo é mais juntinho por lá. Tudo. Porque tem tanto turista que você anda esbarrando em pessoas o tempo todo. Hehe. Por algum motivo, a grande maioria dos turistas são chineses. A cidade é bem bonitinha. Pra quem quer conhecer um lugar charmosinho, vale a pena a visita. Lá também tem uma caverna de sal que (segundo minha amiga Jú) vale bastante a pena visitar. Nós acabamos optando por voltar mais cedo pra casa e não vendo a caverna.

O feriado prolongado foi bem gostoso. O clima ajudou muito, com sol e praticamente sem nuvens durante toda a viagem e com temperaturas na casa dos 20°C. Como grávidinha, foi muito bom fazer paradinhas e dar umas cochiladinhas no hotel vez ou outra durante o dia. E também foi essencial pegar hotel com café da manhã incluso. Não posso acordar e ficar mais de 15 minutos sem comer, porque já começa o enjoo. Não que não tenha tido (batizei os banheiros, claro), mas fico menos mal comendo de manhã logo que levanto. 😉

E já estamos na semana 19! Metade da gestação! 😀

Beijinhos

Mari

Recommended Posts
Showing 6 comments
  • Renata

    Ja da p ver bem a barriga!

  • Mari

    Siiim! 😀 Já tá grandinha! E cada dia dá mais uma espichada! :*

  • Juliana Galante

    Lindas as fotos, amiga! E pelo texto já deu vontade de rodar pela Áustria de novo, tô doida pra conhecer essa caverna de gelo…
    Ah fui citada na história, que legal, fiquei emocionada! Hahaha!

    Beijinhos e nos vemos amanhã!

  • Flavia

    Adorei !! Fotos lindas e vi que aproveitaram bastante!

    Beijos !

  • Mari

    Hahaha, viu só? Já que eu não fui na caverna, passo a sua recomendação pra frente! 😀
    Um beijo, Jú querida!

  • Mari

    Obrigada, Flávia! 😀 Pelo jeito estou começando a “aproveitar a gravidez”… hehehe. Beijinhos!!!

Leave a Comment