O Tirol é um estado da Áustria, que fica na regiao oeste do país. Seus habitantes nativos sao os tiroleses. Os famosos Alpes encontram-se em parte aqui, assim como no Norte da Itália, Suíca e Franca. Por isso, tudo no Tirol envolve montanhas. Aqui existem muitas estacoes de esqui, algumas abertas o ano todo – sao as que se localizam nos glaciais. É difícil um tiroles que nao saiba esquiar.
Outro hobbie do povo daqui (que antigamente era até um meio de transporte) é o trenó. Já nos dias mais quentinhos e sem neve, os tiroleses também nao deixam de aproveitar a declividade da geografia local. Escalada, alpinismo, montanhismo, caminhadas morro a cima e outros esportes que possam ser praticados nas montanhas sao a rotinha dos locais.
A comida daqui é um caso a parte a ser contado. Realmente uma culinária muito boa, mas que condiz com o porte físico desse pessoal atleta. Muitas variedades de Knödel, Spätzle e outras coisas com trema no nome. Se estiver por aqui, nao deixe de comer o “Apfelstrudel mit Vanillasauce” (Strudel de maca com pudim de baunilha) – é a minha sobremesa preferida. E se prepare para porcoes grandes.

Morar no Tirol é interessante.

Se voce nao é atleta, vai acabar virando, ou entao vai acabar sem companhia para os finais de semana.

Se voce acha que alemao é uma língua difícil, espere para ouvir o dialeto tiroles. Na verdade, nao existe um só dialeto, cada vila tem o seu, o que dificulta ainda mais a vida de quem nao tem esse idioma maravilhoso como sua língua materna.

Se voce nao gosta do frio, azar o seu. Ele vem, vem com forca, vem com tudo e vem pra ficar. E fica. Praticamente 7 meses do ano.

Se voce gosta de paisagens bonitas, aqui é o seu lugar. Cada vale, cada montanha, cada estrada vai ter uma vista de arrasar.

Se voce nunca esteve aqui, se já esteve e gostou, ou se quer saber mais sobre a vida aqui, o Tiroleando te conta!