Novo endereço
Hoje vou contar um pouquinho sobre a nossa mudança para o novo apto. Bem, em 5 anos e meio morando em Innsbruck eu já me mudei 4 vezes. Primeiro, morava na casa da família onde trabalhava de Aupair. De lá fui morar com o Thomas numa quitinete, que era muito pequena para nós dois, por isso procuramos algo maior. Desse novo lar, que era ótimo, tivemos que sair porque a filha do dono do apto queria morar lá. Então achamos um novo apto, que foi nosso lar pelos últimos 2 anos e meio.
Nosso apto ficava num prédio lindo, bem antigo (no mínimo centenário) e super bem localizado. Para um casal, o tamanho era ótimo – 50 m² bem divididos. As desvantagens: não tinha sacada, ficava no 4º andar (e o prédio não tinha elevador) e virava uma sauna no verão (que dura em média duas semanas, então não era o maior problema do mundo, haha). Eu moraria lá por muito mais tempo, gostava muito de lá e estava super adaptada às escadas (exercício diário para as pernas). Mas com um baby a caminho, não dava mais… Parece frescura, mas eu já cansava muito mais rápido para subir as escadas, e no terceiro andar já quase precisava fazer uma pausa. Fora que precisamos de um quarto a mais, agora que seremos 3.

Nossa antiga morada
A procura por apto em Innsbruck é sempre uma novelinha. Innsbruck tem bastante oferta de imóvel para aluguel, mas os preços muitas vezes são impagáveis. Além de que, depois de morar numa cidade há tanto tempo, a gente fica meio exigente com a região preferida, ou facilidades que se quer ter por perto. Eu e Thomas sempre moramos em Höttinger au. É nosso bairro preferido, pois é onde fica o trabalho dele, é perto do centro, perto do rio (para as caminhadinhas e corridinhas na orla), perto de muitos amigos, etc. Por esses motivos, queríamos ficar por aqui mesmo.
Apesar de todas as limitações que tínhamos com relação ao que queríamos para o novo apto (bairro específico, garagem coberta, 2 quartos, máx. 2º andar ou prédio com elevador e sacada), conseguimos achar o apto perfeito em pouco mais de 2 semanas de busca. Existem vários sites para procurar moradia aqui em Innsbruck, alguns direto com o dono, outros com imobiliária.
https://www.willhaben.at/
http://www.oehweb.at/service/wohnungsboerse/
Além das páginas de anúncios no facebook.
A vantagem de alugar direto com o dono é não precisar pagar a taxa da imobiliária (que é cara e é um dinheiro jogado fora). Mas algumas vezes é possível achar apto com imobiliária que não cobre a taxa – isso depende muito da situação, normalmente se os próprios locatários fazem a busca para o próximo locatário quando estão de saída. Foi o que aconteceu com a gente nos dois últimos aptos. As vantagens de ter apto por imobiliária é que, sempre que surge um probleminha no apto, eles resolvem rapidinho. Enquanto que direto com o dono (foi assim com a gente e com outras pessoas que conheço), eles tentam arrumar as coisas sozinhos para sair mais barato e acaba demorando mais ou não sendo tão eficiente quanto se contratassem alguém (minha opinião).
Como a busca por apartamentos é muito grande aqui, por ser uma cidade universitária, alguns imóveis chegam a receber dezenas de ofertas de possíveis locatários. Aí vêm as restrições, o que faz com que algumas pessoas tenham vantagens em cima de outras na hora de conseguir o novo lar. Muitos não gostam de locar seus imóveis para estrangeiros, e eu mesma já vivenciei um caso desses. Liguei para um certo anúncio pedindo se poderia visitar o imóvel e uma senhora respondeu dizendo que já havia sido locado. Achei estranho, pois o anúncio tinha sido postado naquele dia de manhã. Pedi ao Thomas para ligar, só para ver mesmo se era verdade. A mesma senhora atendeu e disse que ele poderia visitar no dia seguinte. Não fomos, claro.
Sobre o apto novo: ele é lindo! O prédio é novinho, ficou pronto em 2012. O apto fica no 3º andar, com elevador. A sacada é enorme, 12 m², e fica virada para o oeste (pega o sol da tarde, o que é perfeito!). Tem dois quartos pequenos, mas confortáveis. A cozinha é linda, integrada com a sala através de uma ilha.

Sala de estar/jantar e cozinha
Resolvemos vender nossos móveis do apto velho para o próximo morador, pois seria um trampo trazer tudo de lá para cá e também porque a maioria das coisas não ficariam boas no apto novo. Então para o apto novo compramos praticamente todos os móveis através de sites de venda de coisas usadas. Thomas é mega eficiente nisso. Ele tem o dom de fuçar até achar exatamente o que quer. Existem alguns aplicativos como o Shpock e o próprio Willhaben (que também tem oferta de imóveis) perfeitos para isso e com muita oferta. Conseguimos mobiliar praticamente tudo com o valor que recebemos dos móveis velhos. Foi uma ótima troca!!!
Agora só falta arrumar o quarto do baby. Pelos próximos meses, vamos usá-lo como quarto de visitas e escritório. Ainda tem um tempo para o baby chegar, e nos primeiros meses acredito que ele dormirá no nosso quarto mesmo.
A mudança foi mega cansativa, foram 2 dias de muito suor e muito sobe e desce. Mas tivemos muita ajuda dos amigos, o que deixou tudo bem mais fácil (obrigada a todos que ajudaram!!!). Estamos muito felizes, pois a escolha do novo apto para esperar a chegada do baby não poderia ter sido melhor! Já estamos super adaptados. As vistas das janelas são lindas, a rua aqui na frente é super tranquila e temos tudo por perto (mercado, ponto de ônibus, farmácia, etc.). O único problema é que escutamos cada passo que o vizinho de cima dá, e ele anda muuuuito! Rs. Fazer o quê. Nem tudo é perfeito. 😉
Um beijo!
Mari
Parabens atrasado pelo baby!
Obrigada!!! 😀 😀 😀
Parabéns pelo bebÊ!
Muito feliz por esta nova família!
Grande abraço aqui de Santa Catarina
Obrigada, Thais!!! Beijinhos!
Muito útil esse artigo, vou utilizar dessas dicas se sites para aluguel em Innsbruck!!