Novo endereço

Hoje vou contar um pouquinho sobre a nossa mudança para o novo apto. Bem, em 5 anos e meio morando em Innsbruck eu já me mudei 4 vezes. Primeiro, morava na casa da família onde trabalhava de Aupair. De lá fui morar com o Thomas numa quitinete, que era muito pequena para nós dois, por isso procuramos algo maior. Desse novo lar, que era ótimo, tivemos que sair porque a filha do dono do apto queria morar lá. Então achamos um novo apto, que foi nosso lar pelos últimos 2 anos e meio.

Nosso apto ficava num prédio lindo, bem antigo (no mínimo centenário) e super bem localizado. Para um casal, o tamanho era ótimo – 50 m² bem divididos. As desvantagens: não tinha sacada, ficava no 4º andar (e o prédio não tinha elevador) e virava uma sauna no verão (que dura em média duas semanas, então não era o maior problema do mundo, haha). Eu moraria lá por muito mais tempo, gostava muito de lá e estava super adaptada às escadas (exercício diário para as pernas). Mas com um baby a caminho, não dava mais… Parece frescura, mas eu já cansava muito mais rápido para subir as escadas, e no terceiro andar já quase precisava fazer uma pausa. Fora que precisamos de um quarto a mais, agora que seremos 3.

13105981_1149592955073923_610308025_o

Nossa antiga morada

A procura por apto em Innsbruck é sempre uma novelinha. Innsbruck tem bastante oferta de imóvel para aluguel, mas os preços muitas vezes são impagáveis. Além de que, depois de morar numa cidade há tanto tempo, a gente fica meio exigente com a região preferida, ou facilidades que se quer ter por perto. Eu e Thomas sempre moramos em Höttinger au. É nosso bairro preferido, pois é onde fica o trabalho dele, é perto do centro, perto do rio (para as caminhadinhas e corridinhas na orla), perto de muitos amigos, etc. Por esses motivos, queríamos ficar por aqui mesmo.

Apesar de todas as limitações que tínhamos com relação ao que queríamos para o novo apto (bairro específico, garagem coberta, 2 quartos, máx. 2º andar ou prédio com elevador e sacada), conseguimos achar o apto perfeito em pouco mais de 2 semanas de busca. Existem vários sites para procurar moradia aqui em Innsbruck, alguns direto com o dono, outros com imobiliária.

http://immo.tt.com/

https://www.willhaben.at/

http://www.flohmarkt.at/

http://www.oehweb.at/service/wohnungsboerse/

Além das páginas de anúncios no facebook.

A vantagem de alugar direto com o dono é não precisar pagar a taxa da imobiliária (que é cara e é um dinheiro jogado fora). Mas algumas vezes é possível achar apto com imobiliária que não cobre a taxa – isso depende muito da situação, normalmente se os próprios locatários fazem a busca para o próximo locatário quando estão de saída. Foi o que aconteceu com a gente nos dois últimos aptos. As vantagens de ter apto por imobiliária é que, sempre que surge um probleminha no apto, eles resolvem rapidinho. Enquanto que direto com o dono (foi assim com a gente e com outras pessoas que conheço), eles tentam arrumar as coisas sozinhos para sair mais barato e acaba demorando mais ou não sendo tão eficiente quanto se contratassem alguém (minha opinião).

Como a busca por apartamentos é muito grande aqui, por ser uma cidade universitária, alguns imóveis chegam a receber dezenas de ofertas de possíveis locatários. Aí vêm as restrições, o que faz com que algumas pessoas tenham vantagens em cima de outras na hora de conseguir o novo lar. Muitos não gostam de locar seus imóveis para estrangeiros, e eu mesma já vivenciei um caso desses. Liguei para um certo anúncio pedindo se poderia visitar o imóvel e uma senhora respondeu dizendo que já havia sido locado. Achei estranho, pois o anúncio tinha sido postado naquele dia de manhã. Pedi ao Thomas para ligar, só para ver mesmo se era verdade. A mesma senhora atendeu e disse que ele poderia visitar no dia seguinte. Não fomos, claro.

Sobre o apto novo: ele é lindo! O prédio é novinho, ficou pronto em 2012. O apto fica no 3º andar, com elevador. A sacada é enorme, 12 m², e fica virada para o oeste (pega o sol da tarde, o que é perfeito!). Tem dois quartos pequenos, mas confortáveis. A cozinha é linda, integrada com a sala através de uma ilha.

13091603_1149592895073929_162472897_o

Sala de estar/jantar e cozinha

Resolvemos vender nossos móveis do apto velho para o próximo morador, pois seria um trampo trazer tudo de lá para cá e também porque a maioria das coisas não ficariam boas no apto novo. Então para o apto novo compramos praticamente todos os móveis através de sites de venda de coisas usadas. Thomas é mega eficiente nisso. Ele tem o dom de fuçar até achar exatamente o que quer. Existem alguns aplicativos como o Shpock e o próprio Willhaben (que também tem oferta de imóveis) perfeitos para isso e com muita oferta. Conseguimos mobiliar praticamente tudo com o valor que recebemos dos móveis velhos. Foi uma ótima troca!!!

Agora só falta arrumar o quarto do baby. Pelos próximos meses, vamos usá-lo como quarto de visitas e escritório. Ainda tem um tempo para o baby chegar, e nos primeiros meses acredito que ele dormirá no nosso quarto mesmo.

A mudança foi mega cansativa, foram 2 dias de muito suor e muito sobe e desce. Mas tivemos muita ajuda dos amigos, o que deixou tudo bem mais fácil (obrigada a todos que ajudaram!!!). Estamos muito felizes, pois a escolha do novo apto para esperar a chegada do baby não poderia ter sido melhor! Já estamos super adaptados. As vistas das janelas são lindas, a rua aqui na frente é super tranquila e temos tudo por perto (mercado, ponto de ônibus, farmácia, etc.). O único problema é que escutamos cada passo que o vizinho de cima dá, e ele anda muuuuito! Rs. Fazer o quê. Nem tudo é perfeito. 😉

Um beijo!

Mari

Recommended Posts
Showing 4 comments
  • Renata

    Parabens atrasado pelo baby!

  • Mari

    Obrigada!!! 😀 😀 😀

  • Thais

    Parabéns pelo bebÊ!
    Muito feliz por esta nova família!
    Grande abraço aqui de Santa Catarina

  • Mari

    Obrigada, Thais!!! Beijinhos!

Leave a Comment